domingo, 4 de agosto de 2013

OITIS SERÃO PODADOS PARA MAXIMIZAR VANTAGENS DA ÁRVORE

Oitis precisam ser podados para evitar transtornos futuros. Foto: AssessoriaOitis precisam ser podados para evitar transtornos futuros. Foto: Assessoria
No verão, quando as temperaturas se elevam é que sentimos o valor e a importância de uma árvore, pois as suas sombras amenizam a temperatura. Pensando nisso a Prefeitura Municipal de Naviraí através da Gerencia de Desenvolvimento Econômico e do Núcleo de Limpeza Publica sobre a fiscalização da Gerência do Meio Ambiente, adotará uma técnica de poda para diminuir impactos negativos do oiti, uma das árvores que vem sendo utilizada para arborização da cidade.

A Oiti é uma espécie fornecedora de ótima sombra, devido a sua copa frondosa, com folhas que variam do amarelo ao verde intenso, possui elevado valor ornamental e é muito utilizada na arborização urbana de cidades. Possui madeira de boa durabilidade, e por isso é perfeita para o plantio em praças avenidas e jardins, além de ser recomenda para reflorestamento misto de área degradas.

Apesar se suas vantagens, a oiti é uma árvore que pode atingir mais de 10 metros de altura, e caso isso aconteça, ela terá mais galhos, mais folhas e também ocorrerá a frutificação, produzindo mais de 30kg de sementes por árvore, proporcionando uma cidade suja e também o entupimento de galerias de águas pluviais, além do perigo de arrebentamento de cabos e fios elétricos que sua copa alta oferece.

Analisando as vantagens e desvantagens da árvore é que a prefeitura de Naviraí resolveu atacar as desvantagens, ou seja, não deixar a Oiti com copa alta, podando-a com altura de 3 a 3.5 metros de altura. Esta primeira poda é uma poda educativa, que irá evitar o seu crescimento desordenado e os possíveis transtornos futuros.

Para o gerente de desenvolvimento econômico, o agrônomo Ronaldo Botelho, conduzindo corretamente esta árvore, ela só nos trará alegria, sombreamento, embelezamento e purificação do ar. “Não vamos estragar nem danificar as árvores, pois sabemos o bem que ela nos trás. Pedimos a compreensão e entendimento da população para nossa atitude, já que estamos visando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos naviraienses”, completa Ronaldo.
Fonte: 
Assessoria
Fonte:http://www.navirai.ms.gov.br/node/2630

3 comentários:

  1. Como faço para engrossar o caule da muda de 3 a 4 anos ela esta fina e muito comprida náo consegue se manter ereta sozinha

    ResponderExcluir
  2. Preciso de uma dica de como fazer o oiti se desenvolver mais rápido ( quero sombra logo kkk).

    ResponderExcluir